Este Blog é dedicado a Economia, sob os olhos da Escola de Salamanca e do Distributivismo. Veremos a Economia do ponto de vista do "ser humano permanente", como disse GK Chesterton se referindo aos personagens de Charles Dickens. Que São Maximiliano Kolbe, do Bloco 11, Cela 18 de Auschwitz, nos ilumine na continuação das doutrinas de Francisco de Vitória e Hilaire Belloc!
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Apenas os Ricos e Esquerdistas nos EUA apoiam a Entrada de Refugiados Sírios.
Vejam a tabela acima, ela mostra que apenas os mais ricos e os esquerdistas (eleitores do Partido Democrata) apoiam a entrada de refugiados sírios nos EUA.
Eu fico sempre intrigado quando vou a um jantar com a presença de pessoas "ilustres", elas têm opiniões completamente alheias à realidade do dia a dia, especialmente professores universitários, ricos ou diplomatas.
Esses grupos vivem em uma bolha, em geral são esquerdistas e ateus, e detestam qualquer conversa sobre religião.
Eles não vão conviver com os refugiados sírios, viverão cercados nos "campi" das universidades ou em ´condomínios fechados ou em outros países.
Como diz Sean Davis, esses grupos "mostram sua compaixão forçando as outras pessoas a terem compaixão para poder terem a consciência tranquila"
(Agradeço a informação ao site Weasel Zippers)
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Obama e Abraham Lincoln - Uma Comparação Cômica
Nada mais diferente de Obama de que Abraham Lincoln, mas os feitos de Lincoln foram tão sensacionais que mesmo sendo republicano, os do Partido Democrata insistem em compará-lo com Lincoln. Daí, o site The American Catholic resolveu entrar na brincadeira e definiu 10 coisas em que Obama e Lincoln são idênticos.
A melhor foi tanto Obama como Lincoln destruiu o Partido Democrata. Quem acompanha a política dos EUA sabe que o Partido Democrata era um e agora é outro após Obama. Antes era possível ouvir alguma sanidade, dos chamados "Blue Dogs", democratas mais sensatos. Hoje, em dia, esse grupo desapareceu, o Partido é dominado por doutrina comunista que leva a que Bernie Sanders, um declarado comunista e louco, esteja bem colocado nas pesquisas para substituir Obama e que o partido aceite, incluindo Obama e Hilaire Clinton, coisas como "Black Lives Matter" que defende o assassinato de policiais.
Lincoln destruiu o partido Democrata, porque mostrou, como do Partido Republicano, como se constrói uma país baseado na justiça e na democracia.
Outra muito boa, é a última. Tanto Obama como Lincoln ao deixarem a presidência deixou o país chorando. Sim, muitos choram pela desgraça em todos os sentidos (econômicos, militares, sociais) que foi o governo Obama, enquanto muitos até hoje choram a falta de um Lincoln.
Outra boa é que ambos aumentaram em muito a dívida pública. Obama por razões keynesianas e Lincoln de forma muito diferente, enfrentou uma guerra civil.
Vejam as 10 coisas que igualam Obama e Lincoln do site The American Catholic.
The New York Post has a story entitled “Did Obama Actually Follow in Lincoln’s Footsteps?” After I stopped choking with laughter, I decided to write a post about how Obama is just like the Great Emancipator:
1. They both resided in Illinois prior to election as president.
2. They both were attorneys.
3. They both served in the Illinois legislature.
4. They both left the Democrat party in shambles after their terms in office.
5. They both amassed more debt than any president prior to them.
6. They both had Veeps who acted drunk in public.
7. They both were homo sapiens.
8. They both were male.
9. They both had people laugh at what they said, albeit for different reasons.
10. Lincoln left the nation crying, and I suspect that Obama will do the same.
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Jovens e suas Ilusões, Tão Facilmente Destruídas.
Dá até pena da garota que quer educação de graça, cancelamento de todas as dívidas dos estudantes e aumentar muito o salário mínimo. Quando Neil Cavuto pergunta quem vai pagar por isso. Ela, obviamente, responde que são os ricos. Daí, Cavuto pergunta coisas básicas:
- Como fará para que os ricos não deixem os EUA?
- Como fará para fazer isso pois nem se tributasse todos os milionários em 100% conseguiria sustentar o sistema educacional americano?
- Se os amigos dela estão dispostos a pagar mais impostos se ficarem ricos.
- Se se ela e sua família voluntariamente pagariam mais impostos.
- Se ela conhece a história de países na Europa que estão em crise total, que dão muitas coisas de graça para a população.
Vejam que ela não tem respostas, não está preparada para perguntas lógicas. Está preparada apenas para ser louvada por jornalistas imbecis.
Certamente vai ouvir de seus colegas e professores comunistas: "a culpa é da Fox News, eles são de direita, defendem os capitalistas".
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
Apenas 7% dos Jornalistas são de Direita nos EUA. E no Brasil?
Certa vez, eu li que apenas 13% dos professores universitários nos Estados Unidos são de direita (conservadores), eleitores do Partido Republicano. Hoje, leio que na mídia, é ainda pior, apenas 7% se dizem eleitores do Partido Republicano. Se a maioria do povo americano é conservador, segundo as pesquisas, a mídia e as universidades estão longe de representar o que pensa o povo.
O esquerdismo domina as universidades e a mídia completamente, na imensa maioria dos países. Qualquer um, aluno ou cidadão ou político, com opinião de direita vira centro de ataque dessas duas instituições.
Qual é a percentagem de conservadores na mídia e nas universidades brasileiras? Tenho a impressão que o caso pode ser semelhante. Um pouco mais difícil de avaliar porque o Brasil nem possui partido de direita. Teríamos de definir o que significa ser de direita, conservador. Eu definiria como alguém que tem ênfase na moral, é contra o aborto, o casamento gay, a eutanásia, e tem valores relativos à economia que contrastam com o comunismo, é defensor do livre mercado. No Brasil, grande parte dos ditos conservadores só se enquadram na segunda parte, são completamente esquerdistas na parte moral, são do tipo "libertários" nos EUA, fãs de von Mises, um homem que detestava religião e cristianismo, mas também detestava o comunismo. Certa vez, eu tive que provar isso a um libertário que nunca leio von Mises, apesar de ser fã dele. Isso também é comum no Brasil, não se lê nem aqueles que se gosta.
Como eu sempre digo os extremos, comunistas e libertários, se encontram e dão as mãos em valores morais, eles liberam o aborto, o casamento gay, as drogas, a eutanásia. Mas ser libertário, não é ser conservador, é apenas uma variação do esquerdismo. O que pesa na vida de uma pessoa ou de um país são fatores morais. Como dissociar a riqueza americana da moralidade americana? O País foi fundado por cristãos ortodoxos e sua Declaração de Independência relega todo poder a Deus.
Cliquem aqui e leiam a reportagem do Washington Times que detalha os apenas 7% de jornalistas de direita nos EUA
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Relação entre Benesses Públicas e Religiosidade
Quanto mais o Estado dar dinheiro e serviços para as pessoas que não contribuem para a arrecadação da sociedade, mais elas precisam menos dos serviços prestados pelas comunidades e Igrejas.
Se a Igreja já tem tendência marxistas, de exigir que o Estado provenha tudo (ver CNBB), ou se tem doutrina de que Cristo se revela quando o cara é rico, ser pobre é sinal de abandono de Deus (ver igrejas pentecostais), então realmente a religiosidade tende a ser destruída.
Tive acesso a um artigo que trata justamente disso. Muito interessante. Eu vou pensar em reproduzir para o caso brasileiro.
Vejam o abstract do artigo abaixo que pode ser acessado clicando aqui.