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Publiquei este texto inicialmente no meu outro blog dedicado a cultura/teologia/política (Thyself, O Lord).
A tabela acima mostra as últimas pesquisas para a eleição americana de diversos institutos de pesquisa. A fonte é o site Real Clear Politics,
 recomendo que todos os jornais brasileiros usem este site, para evitar 
mostrar o viés de cada pesquisa e não conseguir realmente falar como 
estar a situação. Hoje, a Veja, por exemplo, fala da pesquisa da Bloomberg,
 dizendo que Obama está 13 pontos na frente de Romney, acho que isto tem
 boa chance de estar errado com base nas outras pesquisas.
Vejam
 acima que a Bloomberg, um agente do mercado financeiro, está totalmente
 distante das outras pesquisas, mesmo daquelas que são recorrentemente 
pró-Obama como CNN e Associated Press. Enquanto a Bloomberg dá 13 pontos
 a mais para Obama, as outras estão entre -2 a +3.
Nos 
Estados Unidos, a Bloomberg é reconhecidamente pró-Obama, apesar de ser 
um membro do mercado. Por exemplo, sempre que sai uma dado ruim da 
economia, a Bloomberg costuma inserir a palavra "inesperado" no texto, 
como "taxa de desemprego sobe de forma inesperada", como a dizer, que o 
mercado está gostando das políticas econômicas do Obama.
Além disso, vejam outra pesquisa abaixo. Desta vez sobre a popularidade do governo Obama.
A Bloomberg diz que Obama teve 9 pontos a mais de aprovação, enquanto as outras pesquisas estão em -5 e +4.
Muita
 gente acha que o mercado é de direita. Ilusão completa, os agentes do 
mercado gostam é de estar perto do governo, recebendo dinheiro público. 
Se considerarmos que ser de direita é defender o livre mercado, que o 
governo deixe as empresas incompetentes falirem, o mercado é de 
esquerda, está sempre pedindo dinheiro público e metido na corrupção 
governamental. Acho que se pode dizer que, na verdade, para a desgraça 
do mundo, que o mercado não tem ideologia, o negócio é ganhar dinheiro 
(sujo ou não), não importa qual seja a ideologia do governo.
Outra
 recomendação que dou é que olhem as letrinhas A, LV e RV que estão na 
coluna da amostra (sample), elas significam Adultos, Prováveis Eleitores
 e Eleitores Regulares. Pesquisa em adultos são mais frágeis que as 
outras duas. A melhor é a que usa eleitores regulares. E obviamente, 
quanto mais gente pesquisada melhor.
A pesquisa da 
Bloomberg sobre Obama vs. Romney tem pouca gente e a pesquisa da 
Bloomberg sobre poupularidade de Obama é entre adultos. 


 
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