Leio agora na Agência Estado que vários bancos internacionais, como JP Morgan, Citibank e HSBC estariam em negociação para comprar os títulos argentinos que estão nas mãos de credores (conhecidos como abutres na Argentina) que venceram o país na justiça americana e obrigaram o país a praticar o calote da dívida. A compra destes títulos poderia pôr um fim no calote argentino.
Como será que a Argentina, sempre tão marxista em seu modo de pensar, trataria esta solução. Muito dificilmente irão reconhecer a ajuda do "imperialismo financeiro internacional", talvez dirão que foi uma "vitória do povo argentino", que convenceu o mundo financeiro que os "abutres" queriam apenas destruir o país.
Mas o que estes abutres fazem de diferente dos bancos internacionais?
Vejam o texto da Agência Estado.
BANCOS INTERNACIONAIS NEGOCIAM
COMPRAR BÔNUS DA ARGENTINA DETIDOS POR INVESTIDORES DOS
EUA
Buenos Aires, 04/08/2014 - Vários bancos internacionais
estão em negociações para ajudar a dar fim à batalha judicial que levou a
Argentina para o segundo default em 13 anos. Segundo informações da imprensa
argentina, os bancos estão avaliando comprar alguns bônus argentinos atualmente
em mãos de investidores norte-americanos que exigem um pagamento maior que o
oferecido pelo país.Entre os bancos estariam JPMorgan, Citibank e HSBC, que não quiseram comentar o assunto. O Deutsche Bank também estaria envolvido nas negociações, mas não respondeu ao pedido de comentário.
A batalha com esses credores em um tribunal dos EUA levou o juiz local a bloquear os pagamentos de juros a outros detentores de bônus, provocando o default em 30 de julho. Uma ajuda dos bancos permitiria que a Argentina saísse do default antes de se aprofundar em uma recessão econômica. Fonte: Associated Press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário