quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Mundo: População de Velhos e Jovens Morando com Avós.



Li hoje dois artigos preocupantes sobre a população do mundo e dos Estados Unidos, que têm causas muito óbvias.

Sobre o mundo, li que em 1995 apenas um país do mundo tinha população de idosos maior do que a população de jovens, a Itália. Hoje, já são 30 países.


Isso é resultado de quê? Ora, dos fatores básicos: abortos generalizados, escravidão salarial, desemprego, mulheres trabalhando para manter nível de vida, idolatria do prazer da vida jovem, desprezo ao casamento.

O outro artigo mostra que 19% da população dos Estados Unidos moram em casas que há pelo menos duas gerações de adultos. Isto é, filhos adultos morando com pais, morando com avós.

Vejam gráfico:




Isso é resultado de quê? As mesmas causas do artigo acima: abortos generalizados, escravidão salarial, desemprego, mulheres trabalhando para manter nível de vida, idolatria do prazer da vida jovem, desprezo ao casamento.

O pior é que o mundo vai achando isso lindo. Já viram o tanto de propagando que tem com jovens barbudos ocisosos. Eu lembro de pelo menos duas que passam regularmente no Brasil. A da Rider que passa um jovem barbudo bocejando em um sofá e o da Claro que passa um cara meio jovem de pijama vermelho em um quarto escuro próximo a um computador.


2 comentários:

  1. Caro Pedro, poderia me explicar melhor esta expressão "escravidão salarial"? Eu acho que a compreendi, mas com sua explicação, a compreenderia melhor.

    Atte,

    Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo,

      Essa expressão é muito usada por Hilaire Belloc.

      Ele fala, em resumo, que o capitalismo destruiu a posse de propriedade entre a maioria da população. Assim hoje o povo pensa em termos de renda e não em termos de ter propriedade. São escravos salariais, dependentes dos poucos capitalistas, que têm posse.

      Não sei se consegui explicar, mas é uma expressão usada quando se discute o distributismo.

      Abraço,
      Pedro

      Excluir