quarta-feira, 27 de maio de 2015

O Legado de John Nash


John Nash morreu esta semana, um dos pais da Teoria dos Jogos, usada pela economia e outras ciências sociais.

Quando eu comecei a estudar economia, eu me acostumei a ouvir o quanto Nash era brilhante. Acabei usando parte de suas ideias na minha tese de doutorado. Ele realmente era brilhante, mas eu não sou assim tão fã dele. Acho que ele exacerbou o erro moral da economia de valorizar o egoísmo, que vem desde Adam Smith. Eu sei que tem gente que usa altruísmo em teoria dos jogos, mas a ideia fundamental básica da teoria é usar o ganho relativo (o egoísmo) para conseguir melhor resultado.

Hoje, li um texto interessante de Dominic Burbidge, publicado no site The Public Discourse, sobre o legado de Nash. Burbidge acaba fazendo uma análise do egoísmo na ciência econômica e ele acha, ao contrário de mim, que Nash deu uma vertente mais holística para economia, apesar de reconhecer que Nash manteve a lógica do egoísmo. Eu acho que o que Burbidge ver como ampliação do trabalho de Nash, eu vejo como dissociação do trabalho de Nash.

Burbdige menciona Behavioral Economics, tema de minha tese de doutorado.

Vejamos parte do texto de Burbidge, acessem o link para lê-lo todo.

The Legacy of John Nash and His Challenge to Homo Economicus: Why Now Is a Good Time to Study Economics

Nenhum comentário:

Postar um comentário