sábado, 26 de julho de 2014

Dilbert: Por que um Economista tende a ser Otimista?


O economista da tirinha do Dilbert resolveu trazer más notícias. Mandaram ele se calar. Em geral, acontece o mesmo em bancos e sites do mercado financeiro, economistas procuram ser otimistas para não serem estigmatizados. Quantos elogiaram as políticas econômicas do Obama que resultaram na pior recuperação da história dos Estados Unidos? E hoje depois de 5 anos dessa política quando o PIB de 2014 será menor do que de 2013, alguns se contradizem (mesmo um revista inteira como a The Economist) e começam a dizer que "o modelo não funcionou", mas quantos pedem uma reversão total das políticas de Obama e dizem que levarão a destruição econômica americana? Sempre procuram algo positivo para dizer.

Quantos querem levar pessimismo ao chefe?

O pessimista é sempre mais fácil de ser atacado pois os efeitos malignos não ocorrem de imediato nem ao mesmo tempo, exigem um prazo considerável.

Isto não ocorre apenas entre os economistas, os profetas que pediam a volta na crença em Deus no Antigo Testamento, quando o povo de Israel adorava deuses pagãos, foram odiados. Quando teólogos ficam assustados com algumas declarações do Papa Francisco que afrontam a Doutrina Católica, logo aparece alguém para pedir que apenas amemos o Papa.

Se você em 1848 lesse o Manifesto Comunista de Marx e Engels e dissesse que o livro incentivaria a morte de milhões de pessoas e a destruição de países inteiros?

Os caras iriam dizer que você é completamente alucinado, pois o Manifesto queria era o bem da humanidade.


(Agradeço a tirinha ao site Monty Pelery's World)

Nenhum comentário:

Postar um comentário