quinta-feira, 17 de julho de 2014

S&P desafiou os Estados Unidos. Pagará pelo menos US$ 1 bilhão por isso.

Em 2011, a Standard and Poor´s (S4&P_ vendo a performance ruim da economia americana resolveu fazer downgrade (piorar o grau de risco) dos Estados Unidos. E aí, o governo americano sob Obama reagiu como reagiria um república de banana, resolveu processar a S&P acusando-a de maus procedimentos quando fornece as análises créditos.

A Advocacia Geral dos Estados Unidos quer que a S&P pague US$ 5 bilhões de dólares. A S&P, para evitar problemas de imagem na luta contra o governo, sugeriu ontem pagar US$ 1 bilhão para acabar o processo.

Minha tese de doutorado é sobre agências de rating (S&P, Moody´s e Fitch), publiquei em no Journal of Risk Finance nos Estados Unidos (aliás ontem, talvez por conta da notícia, minha tese foi muito procurada no Acadmeia.edu). Eu realmente acho que o trabalho destas agências é obscuro, cheio de erros e possivelmente muita corrupção. Mas a ação dos Estados Unidos foi ridícula. Tenho certeza que as acusações contra a S&P podem ser feitas para as outras agências, mas o governo infantil de Obama queria mostrar que não aceita o downgrade.

Enquanto isso, a economia americana continua se arrastando, deve crescer menos em 2014 do que em 2013.


(Agradeço a indicação da notícia ao site Zero Hedge)

Nenhum comentário:

Postar um comentário