quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Vídeo: Como saber se Alguém está Mentindo pelas Palavras.


Hoje, leio na Agência Estado declarações da Dilma Rousseff sobre a carta de demissão da ex-ministra Marta Suplicy. Na carta, Marta Suplicy ataca o governo pedindo que a política econômica tenha mais credibilidade.

Dilma diz que sabia da carta antes e que Marta "não teve atitude incorreta".

A Dilma é conhecida pela sua absoluta falta de capacidade de articular qualquer raciocínio, mas juntar todos negativos (não e incorreta) em uma frase tão pequena me fez lembrar de um vídeo sobre mentiras que vi recentemente.

Vejam abaixo o vídeo abaixo, detalho em seguida o que diz o vídeo.





O vídeo coloca que os aparelhos para detectar mentiras podem ser burlados com treino, mas há alguns sinais de linguagem que podem sinalizar que a pessoa está mentindo. Isto é, a ciência da comunicação pode fornecer pistas sobre se a pessoa está mentindo, e são mais difíceis de serem evitadas com treino, porque nossa consciência controla apenas 5% de nosso comportamento.

Criar um mentira exige esforço mental e uso de outro padrão linguístico.

Quem mente tende a:

1) (pouquíssima referência a si mesmo) - Não falar de si mesmo, tende a se colocar na posição~çao de terceira pessoa.

2) (uso de linguagem negativa) - Quem mente usa mais termos negativos. Daí que a Dilma me fez lembrar do vídeo.

3) (explicação simples) Quem mente tende a apresentar uma justificação simples, uma vez que mentir exige um grande esforço mental. Usa o exemplo de Clinton.

4) (uso de frases longas com diversos adjetivos e termos desnecessários) - Quem mente tende a usar frases longas e complexas, colocando palavras desnecessárias. Vídeo usa os exemplos de Nixon,  do ciclista Lance Armstrong que mentiu sobre o uso de anabolizantes e depois admitiu o uso (o vídeo compara a linguagem de Armstrong nas duas ocasiões) e do ex-senador John Edwards que negou a paternidade de um filho de sua amante e depois admitiu (há também comparação do discurso nas duas ocasiões).


2 comentários:

  1. Quando a pessoa gagueja muito, também é um indicio de que mentiras estão sendo contadas...

    ResponderExcluir
  2. Deve ser efeito nervosismo. O principal ponto do video é que mentir é penoso para o cérebro. Talvez gaguejar relita isso.
    Abraço. Vânia.

    ResponderExcluir