quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Black Blocs nos Estados Unidos



As imagens acima são muito corriqueiras no Brasil. Mas ocorrem nos Estados Unidos na cidade de Ferguson, no Missouri, porque a polícia atirou em um jovem negro que estava desarmado (história também comum no Brasil).

A diferença nos EUA é que o problema racial é mais acentuado. Por exemplo, a maioria dos negros são mortos por outros negros nos EUA, mas se um branco mata um negro pode virar manchete de jornal. Outra diferença é que este tipo de conflito contra policiais não é nada comum nos Estados Unidos.

Obama chegou ao poder com um discurso de superação do conflito racial, mas desde que assumiu a presidência já estimulou o conflito inúmeras vezes,  e às vezes teve de se retratar. Por exemplo, certa vez um professor negro resolveu fazer muito barulho na porta de casa. A polícia foi chamada. Como ele desacatou os policiais, foi preso. O Obama atacou os policiais. E Depois que a verdade apareceu, ele teve que chamar o policial para tomar um chop na Casa Branca, para acalmar as críticas de sua atitude impensada (foto abaixo). Depois teve o caso Trayvon, um jovem que foi morto por um vigia noturna branco (meio latino). Obama e seu partido transformaram Trayvon em mártir, mesmo sabendo da ficha suja do jovem. O vigia foi inocentado pela justiça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário