sábado, 18 de janeiro de 2014

History Channel: Gigantes da Indústria (Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie...)



O canal History Channel quando resolve fazer outra coisa que não falar sobre extraterrestre, consegue produzir coisas interessantes. Estou tendo a oportunidade de assistir a uma boa série agora do canal sobre gigantes da indústria americana. O canal fala sobre Cornelius Vanderbilt, John Rockefeller, Andrew Carnegie, Henry Ford, e J.P Morgan. São o transporte marítimo e ferroviário (Vanderbilt), o petróleo (Rockefeller), o aço (Carnegie e Morgan) e o carro (Ford) representados. A série conta com declarações de Alan Greenspan, Donald Trump e Jack Welch.

Muito interessante e bem feito, mas também a série não deixa de ter furos de informação e defeitos.

Em geral, o discurso e comportamento dos "grandes" industriais é "vencer e vencer", "não é o dinheiro que conta mais derrubar concorrentes", o "que mais odeiam é a concorrência", "fazem qualquer coisa para monopolizar", no caminho eles roubam muito dos concorrentes e do mercado e mortes e fome de trabalhadores vão ficando pelo caminho. Isto é, capitalistas que odeiam a liberdade do capitalismo e lutam contra.

Por um período são heróis mas logo ladrões e vilões de outros "grandes" (como Vanderbilt versus Rockeffeler e Rockefeller ver Carnegie), mas são considerados como valores dos Estados Unidos. Eu acho que o maior valor dos Estados Unidos é valorização do trabalho duro, tanto do capitalista como do trabalhador.

Em termos de narrativa, é sempre a mesma, os industriais nascem simples, sobem, dominam o mercado, ao ponto do mercado entrar em crise (gerando fome e miséria) e são dominados pelos concorrentes.

A parte mais legal que acho da série é a história familiar de cada um.

Os erros em geral ficam por conta das omissões gritantes. Na ânsia de mostrar que os "grandes" industriais são heróis, não se menciona nem os sócios deles, como Samuel Andrews de Rockefeller, nem os familiares que colaboraram na formação do império.

Em todo caso, se puderem assistam: Gigantes da Indústria do History Channel.

Vejam filme abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário