quinta-feira, 5 de junho de 2014

Europa Tributando Poupadores


Apenas duas frases para este dia em que o presidente do Banco Central Europeu autorizou que bancos taxem quem coloca suas economias neles.

Mario Draghi negou e disse: "It's completely wrong to suggest we want to expropriate savers".

Tyler Durden ridiculariou dessa frase. Antes Durden tinha declarado: "Congratulations Europe: you now get to pay insolvent bank to keep your deposits for you.".

Bom, li todo a declaração de Draghi e nada vi que desautorize a declaração de Durden. Durden está certo, o povo, como é normal, continua salvando banqueiros e governos incompetentes.

No máximo, pode-se dizer Draghi está compensando a taxação sobre depósitos reduzindo os juros de crédito. Mas ele está sim penalizando poupadores, pois, na cabeça dele, é tirando dinheiro dos poupadores e jogando na economia que se consegue maior crescimento e maior inflação.

Mas se o poupador é realmente rico, ele simplesmente vai fugir da taxação colocando o dinheiro fora da Europa  e ainda consegue crédito barato (pois praticamente no mundo todo o crédito está mais barato, com exceção do Brasil, como é de costume). 

Quem paga o preço, como é corriqueiro, é a classe média.


Nenhum comentário:

Postar um comentário