segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pode-se Combinar Cristianismo com Escola Austríaca?

Realmente não sei como se pode combinar egoísmo com Jesus Cristo. Mas é isso que pretendem certos católicos que fazem parte da escola austríaca de economia. Acho muito fácil derrubar essa construção, basta ler os ataques de Ludwig von Mises ao cristianismo e ver como ele deturpa o pensamento cristão. Basta ler a Parte 6,  Capítulo XXVII, item 4, do livro de Mises, Human Action.

Para ler um ótimo artigo de John Médaille sobre o assunto, clique aqui:

terça-feira, 3 de maio de 2011

Puramente Economia - Uma Estupidez


 O que acontece se avaliarmos os países simplesmente por fatores econômicos? Esquecendo a estabilidade polítca, a governança (corrupção, estado de direito),  a liberdade democrática, a efetividade do governo e as condições sociais do seu povo. Ou de outra forma: o que acontece quando você analisa os países simplesmente por fatores mensuráveis estatisticamente? Esquecendo fatores qualitativos.

Acho que seria uma idiotice, mas a análise serve pelo menos para mostrar como puramente fatores econômicos ou estatisticos são vazios. Um ET poderia preferir morar na China a morar na Suiça.

A Weiss Rating divulgou ontem que o rating de crédito dos Estados Unidos deveria ser C, e não AAA, como é considerado por todas as outras agências de rating. Uma agência de rating avalia as condições de crédito de um país considerando fatores econômicos, sociais, e políticos, mas não é o cado da Weiss Rating ela só observa faores econômicos.

Um rating AAA é o melhor rating significando que o país tem plenas condiçoes de honrar sua dívida, um rating C depende da classificação de cada agência mas significa muito mais dificuldade para honrar seus compromissos. Um rating C na principla agência de rating do mundo (Moody's) significa sérios problemas de crédito, o país está próximo da falência, mas, para Weiss, C significa apenas problemas sérios para pagar seus compromissos mas ainda longe da falência, o país está "equilibrado", ou, eu diria, se equilibrando.

Eu concordo plenamente que os Estados Unidos não merecem AAA, seu nível de dívida está elevadíssimo como nunca ocorreu (Obama só fez jogar lenha na fogueira desde o governo Bush, aumentando em muito o déficit público) e o país está em recessão desde o fim do governo Bush, com taxa de desemprego elevada. Mas igualá-lo a Colômbia, Brasil, Uruguai, Hungria, Turquia, Polônia e Japão é demais. É de uma estupidez fora do normal, é muita vontade de estabelecer um rating completamente irrelevante.

A Weiss considera os seguintes fatores para avaliar os países: peso da dívida, estabilidade internacional, aceitação do mercado e saúde econômica. E estipula as notas de A (excelente) até E (muito fracol). O rating C significa equilibrado. Os únicos países com A são a China (essa flor do estado de direito, da falta de corrupção e da democracia) e a Tailândia. Até a Suiça com sua democracia participativa perde para os dois.

Veja a posição de cada país abaixo.