terça-feira, 16 de setembro de 2014

O Viés Esquerdista da Mídia


Pergunte por aí, no mundo, se as pessoas gostam ou admiram George Bush. A imensa maioria vai dizer que não. Então, pergunte as razões. Elas seguramente não vão saber responder ou suas respostas não fazem sentido ou não têm relação com os fatos.

Agora pergunte por aí se as pessoas gostam do Obama. A maioria vai dizer que sim. Então, pergunte as razões, elas certamente também não vão saber responder ou suas respostas não fazem sentido ou não têm relação com os fatos.

Por que que ocorre isso? Porque as pessoas têm opiniões baseadas no que lêem nos jornais e na televisão e não nos fatos.

E a mídia global, não apenas no Brasil, tem um viés fortemente esquerdista. No Brasil, as pessoas costumam achar que a revista Veja é de direita. Nada mais equivocado. A revista Veja é completamente de esquerda em matérias sociais, como aborto, casamento gay, etc. Eu deixei de assinar a revista quando percebi isso.

Ontem, eu vi um exemplo claro do viés esquerdista da mídia nos Estados Unidos. Uma pesquisa mostra que ocorreram 124 reportagens falando da queda de popularidade do governo Bush na época que Bush era presidente. Mas em relação a Obama só ocorreram 9 reportagens no mesmo sentido, como mostra a figura acima.

E não falta razão para falar do assunto.

Obama tem a mesma popularidade que tinha Bush no mesmo período de governo. Durante o mandato de Obama que começou em 2009, por várias vezes tinha mais gente rejeitando como Obama administra do que aprovando. Desde o início de 2013, a imensa maioria rejeita Obama.

Como mostra o gráfico abaixo da Real Clear Politics, que faz uma média de várias pesquisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário