segunda-feira, 4 de maio de 2015

O que você Gostaria de ter Estudado e não teve ou tem tempo?


O que você gostaria de ter estudado e não sabia do valor durante sua juventude? Eu concordo plenamente com o Michael Ortner: eu gostaria de ter lido os clássicos e ter estudado mais matemática.

Eu fiz mestrado em economia (aprendi um pouco de matemática) e doutorado em relações internacionais (li sobre temas diversos). Mas considero minha formação pífia. Quando eu saí da graduação, eu diria que não sabia nada de nada. E estudei nas melhores universidades do Brasil.

Hoje vivo tentando recuperar o tempo perdido, mas acho que não tenho mais tempo, pois meu trabalho me toma um tempo enorme, além de preocupações com a família. Procuro focar naquilo que quero ler de mais urgente. Se me empolgo o bastante com algum tema, e desejo escrever e publicar sobre o assunto, geralmente isso me leva a uma enorme quantidade de livros, e vou deixando os clássicos para trás.

Por exemplo, há dois anos que estou escrevendo sobre guerra justa, nunca li tanto para escrever um artigo. Li tanto que estou querendo que vire um livro. Tenho que encontrar a editora.

Cliquem e vejam o que diz Ortner, ele descreve o que gostaria de ter estudado e sugere Latim para melhorar os negócios.

Eu acho que ele tem razão, mas ele deveria ter diferenciado entre "melhorar os negócios a partir da leitura dos clássicos" e "ganhar dinheiro". 

Ganhar dinheiro hoje em dia, no mundo dos negócios, por vezes significa prejudicar alguém, de uma forma ou de outra. Infelizmente, Tem muita gente honesta que ganha dinheiro trabalhando, eu sei, mas a partir de um certo nível de riqueza, eu costumo achar que os negócios exigem roubo. Para começar, os bancos praticam usura e isto é roubo. Se você usa a proximidade com governantes para ganhar dinheiro também está roubando. Se você usa seu contador para burlar o fisco também está roubando. Se você não paga os impostos trabalhistas também está roubando. Todos estes roubos fazem você "ganhar dinheiro", mas não necessariamente "melhoram seus negócios".


2 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Quero ler seu livro sobre guerra justa. É importante um trabalho deste para a defesa do catolicismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, caríssimo. Devo entregar o livro para editora em setembro. A editora falou que o livro sairá em 2016.
      Abraço
      Pedro Erik

      Excluir