quinta-feira, 29 de março de 2018

Trump Briga com a Amazon.


Trump acusa a Amazon de não pagar impostos estaduais e locais, de usar o sistema de correios dos EUA de forma exploradora e de fazer muitas pequenas empresas perderem negócio.

Ele está certo nesses aspectos? Com certeza.

Ele tem motivos escusos para atacar Amazon? Não sei, mas no que ele disse, ele está certo.

O problema para mim é que o que ele disse vale para muitas empresas, como a Starbucks (que destrói muitos pequenos cafés nos EUA e no mundo), supermercados gigantes (que destroem pequenos negócios nos EUA e no mundo), grandes lojas de departamento...

O dono da Amazon é o homem mais rico no mundo, certamente ele pisou em muitos concorrentes para chegar a esse ponto. Não tem jeito, a partir de um certo nível de riqueza e poder, para ganhar maias, você tem que destruir os concorrentes. Certa vez, eu coloquei aqui no blog, uma série do History Channel sobre os mais importantes ricaços dos EUA, e a história é sempre a mesma, depois de um certo estágio, passa-se a destruir concorrentes usando qualquer método, lícito ou ilícito.

As críticas que fez Trump são as mesmas que fazem os teóricos do Distributismo.

Em todo caso, nenhuma empresa gosta de brigar com o Estado, pois o Estado tem ferramentas destrutivas e o mercado não gosta de ver uma empresa sendo atacada pelo governo.

E assim as ações da Amazon perdem valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário