sábado, 18 de maio de 2019

Educação Superior Cara e Péssima...nos EUA. (Alunos cada vez piores)


A educação superior está cada vez mais cara e formando piores alunos, um fenômeno mundial. Hoje, li um texto muito bom sobre o assunto no Daily Wire. O artigo traz a opinião de especialistas em educação superior nos Estados Unidos.

Há no país mais rico do mundo uma educação superior caríssima, que ensina cada vez menos (não ensina "para o mercado") e é cheia de ideologia de esquerda.

No Brasil, uma das coisas mais estranhas na educação superior, em comparação a outros países, é gratuidade do ensino superior nas universidades federais. Quando eu morei no Canadá, e disse para um canadense que, no Brasil, um rico paga escolas particulares para seus filhos que são caríssimas para que o filho se formasse de graça nas universidades públicas, o canadense ficou boquiaberto.

No artigo, além de falar sobre esse problemas também conhecidos no Brasil (baixa qualidade ensino e custo das universidades),  o artigo traz algumas sugestões de melhora. Uma delas interessante é o fim das faculdades de educação (college of education) que segundo o especialista são em geral de péssima qualidade. Outra sugestão é a obrigatoriedade de curso sobre formação cultural e cívica (ensinar história e cultura básica a todos). Eu já vi gente com doutorado falando as mais completas asneiras em termos de história.

Além disso, um aspecto interessante do artigo foi dizer que o alto endividamento estudantil tem reduzido os casamentos, um enorme impacto social.

Como eu costumo dizer, as universidades de hoje são um dos poucos erros que o padre Robert Benson cometeu no seu livro Senhor do Mundo, quando previu o que ocorreria no fim do século XX. Elas estão péssimas, ideologizadas, burras e endividadas.

Vejam em o texto, clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário