sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Quem conhece mais Ciência? Conservadores (religiosos) ou Esquerdistas?



Já vi muita gente boa assumir que os conservadores religiosos americanos eram pessoas burras e que eram os esquerdistas que conheciam mais o que se passa no mundo científico. Sempreachei esta teoria completamente sem base, e no meu entender, pela minha experiência de vida, eu tendo a achar quanto mais esquerdista é uma pessoa menos estudiosa ela é.

Hoje eu vi um paper que trata deste assunto. O paper é de James Lindgren, professor de Direito,, diretor do Departamento de Demografiada Northwestern University.

Lindgren pesquisa sobre conhecimento científico básico e sobre quem acredita em astrologia (considerada uma não ciência). Advinha quem sabe mais ciência e quem não acredita em astrologia? Ora, os conservadores (religiosos) republicanos, claro. Eles conhecem ciência e não acreditam em astrologia.

Vejamos os dois resultados da pesquisa.

O primeiro resultado dá capa a este post. Lindgren quer saber quem sabe que a Terra gira em torno do sol e leva um ano para que gire completamente. Vejam que apenas 48,6% dos esquerdistas responderam certo, enquanto 62,1% dos republicanos (de direita) responderam certo. Quem mais respondeu certo foram os republicanos conservadores (religiosos) com acerto de 67,2%.

Sobre Astrologia, a mesma lógica, quem mais acredita em astrologia são os esquerdistas (12,9%) e quem menos acredita são os concervadores republicanos (4,9%).


Leiam a pesquisa de Lindgren.


(Agradeço a informação Weasel Zippers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário