terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Vídeo: O Misticismo da Estatística, por Dr. William Briggs


O grande estatístico William Briggs fez um vídeo sobre o misticismo da estatística. Ele trata da base filosófica da estatística sobre aleatoriedade (imprevisibilidade).

Briggs diz que por vezes a "sorte" na estatística é tratada como um objeto, como uma coisa, como se explicasse algo. E diz que aleatoriedade é simplesmente desconhecimento.  Uma coisa ou afirmação aleatória é uma coisa ou afirmação cujo valor é desconhecido, simplesmente isso.

Ele mostra, com o uso de uma moeda, que se há mudança nas informações disponíveis há mudança nas probabilidades. Se ninguém sabe onde está a moeda e só há duas possibilidades: a moeda está na mão direita ou na mão esquerda, então as probabilidades da moeda estar em um mão é de 1/2. Mas se é incluído a informação de que o cara que colocou a moeda na mão sabe onde ela está, as probabilidades mudam para 100% e 0%. Isto é, as probabilidades são sujeitas às infornmações.

Tratando de testes estatísticos para aprovar um droga, nos quais geralmente se escolhe um grupo de pessoas para tomar um remédio e um grupo para tomar placebo, Briggs mostra que as tentativas de tornar aleatória a escolha das pessoas para cada grupo geralmente usam algoritmos que são deterministas e não aleatórios.

Briggs diz que por vezes, quando o remédio teve uma reação muito pequena, os estatísticos dizem que o resultado foi "gerado  pela sorte", como se a sorte fosse uma coisa. Na verdade, eles não sabem como interpretar o  resultado.

Vejam o vídeo. Se souberem inglês, e um pouco de estatística, Briggs é fácil de entender.





Nenhum comentário:

Postar um comentário