quarta-feira, 30 de abril de 2014

A Confusão Econômica (e teológica) do Twitter do Papa.


O Papa Francisco definitivamente não é conhecido por sua clareza. Suas entrevistas e suas palavras espontâneas geram confusões, caos de interpretação. Ele é realmente bastante confuso. E isto ficou claro agora mais uma vez no twitter do Papa.

Este negócio de twitter de autoridades geralmente levanta dúvidas sobre se elas realmente escreveram o que está no twitter. Mas, se não escrevem, são responsáveis e por isso deveriam acompanhar o que levam seus nomes.

O pior é que dessa vez as versões em inglês e espanhol são diferentes da versão em latim e denotam dão duas visões completamente diferentes, uma errada e outra certa.

O Papa Francisco, não fala inglês e até onde se sabe não escreve também (escrever bem em uma língua é a última etapa de aprendizado). Então, alguém escreveu por ele.

O twitter do Papa diz em inglês diz:  “Inequality is the root of social evil.”.

Eu traduziria por "Desigualdade é a raiz do mal social".

O que seria um bobagem tanto em termos de teologia como em termos de economia, porque as pessoas nunca são iguais. E muitas escolhem ações que levam a destruição pessoal e econômica.

Acontece que a versão em latim diz:  Iniquitas radix malorum.

Como explica o site da Catholic Culture, iniquitas em latim quer dizer tanto desigualdade, como injustiça, seria o que em português chamamos de iniquidade. Bom, se é injustiça, então temos sim um argumento forte teologicamente e economicamente.

Além disso, na versão em latim não há nada de "social", fala-se apenas em mal (malorum).

Mas de novo, a versão em espanhol, que é próximo de português, usa o termo: "desigualdade" e também fala em social. Então, a minha tradução do que disse o twitter seria correta e a frase do Papa não tem base teológica, nem econômica.

Como acontece com suas entrevistas, o Papa Francisco deveria ter mais cuidado com o que diz e escreve (ou com o que escrevem por ele).


(Eu não uso twitter, agradeço a informação ao site PewSitter)

2 comentários:

  1. offtopic

    pode comentar este artigo:

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1852

    legal seu blog!
    Abs

    Alvaro

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado,Alvaro.

    Vou checar seu link, mas já aviso, amigo, que não sou fã de Mises, nem acho que um cristão possa ser.

    Abraço,
    Pedro Erik

    ResponderExcluir