quarta-feira, 28 de maio de 2014

Brasileiro: Povo que vive do Estado.


O que acontece no Brasil não é muito diferente do que ocorre na Europa, o inchamento astronômico do Estado, só que aqui as coisas são piores. Costumo dizer que o Brasil (ou a América Latina) tem um pecado original que pende mais para o pecado. As coisas boas do mundo aqui são pioradas e as coisas ruins também.

Hoje, li no site do jornal Estado de São Paulo, que 30% dos salários pagos no país são pagos pelo governo. Este número já é enorme. Mas se considerarmos todos no Brasil que o governo brasileiro sustenta: 1) população que vive de ajuda do Estado (bolsa família, etc), que inclui jovens e crianças; 2) aposentados que trabalham no governo ou em empresas estatais; 3) militares e 4) empresas que o Estado domina, como Petrobras e Vale, a população que vive do governo deve ultrapassar com certeza os 50% da população, eu diria que deve se aproximar dos 70%.

Um dos meus primeiros empregos, como economista formado, foi em uma indústria de sucesso. Era uma empresa privada, mas ela só tinha um cliente, apenas um: a Petrobras. Pode-se dizer que esta indústria também vivia de governo.

Quantas empresas vivem encostadas no governo. O que seriam das construtoras do Brasil se não fossem os gastos públicos? Quanta valeria a Odebrecht, por exemplo?

Pense, quantos da sua família vive do governo, é servidor público, pensionista, etc?


Nenhum comentário:

Postar um comentário