sexta-feira, 9 de maio de 2014

Yellen diz que está preocupada com a desigualdade. Será?



Vejam o gráfico acima. Desde de 2009 o ganho real per capita nos Estados Unidos foi de 4,2%, enquanto o ganho real nas bolsas de Wall Street foi de 108,2%. Isto é, se fosse é rico o suficiente para investir seu dinheiro na volatilidade das bolsas de valores, ganhou muito dinheiro desde 2009, mesmo estando os Estados Unidos na pior recuperação econômica da história. O Wall Street está descolado dos ganhos reais da economia há pelo menos dois anos, os ganhos da bolsa não refletem melhoria nas empresas. É pura especulação. O PIB do primeiro trimestre, na primeira estimativa, ficou em apenas 0,1%, e o mercado espera que seja revisto para o lado negativo, em torno de -0,5%.

E os ganhos de Wall Street têm fonte clara: os estímulos financeiros do Banco Central americano (Federal Reserve - Fed) que ocorrem desde 2009. Isto é, o Fed estimulou esta grande aumento na desigualdade de renda nos Estados Unidos.

Vendo este gráfico, espera-se que o Fed tenha compreendido o problema e queria reverter isso. Mas não, a presidente do Fed fala que é preciso continuar mantendo estímulos monetários para tentar alavancar a economia.

No entanto, em depois no Congresso, ela se mostrou muito preocupada com a desigualdade de renda. Será que ela entende que ela é a grande fonte do problema? Não pareceu entender isso, parece por a culpa nos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário